terça-feira, 27 de novembro de 2012

As dicas para cultivar verduras, árvores e hortaliças em vasos!

As dicas para cultivar verduras, árvores e hortaliças em vasos!
Viviam Santos
Frutas, temperos e verduras fresquinhos em casa... Isso é possível ao cultivar uma horta caseira! E engana-se quem pensa que é preciso ter quintal ou varanda espaçosa para ter uma, pois há maneiras e determinadas hortaliças que podem ser cultivadas facilmente em ambiente menores ou mesmo em vasos.
A gestora ambiental Josiane Oliveira, da Biofert, sugere que um vaso para cultivar hortaliças deve ter no mínimo 20 centímetros de profundidade. A largura não interfere. Assim, é possível plantar e manter vários tipos de plantas. "Indico o plantio de manjericão e hortelã, plantas que funcionam como repelentes naturais de alguns insetos. A lavanda também é uma boa opção, pois tem um cheiro muito bom e perfuma a casa. A cebolinha, a salsa e o tomilho são temperos fáceis de cultivar, pois não precisam de muito espaço. A alface e o tomate cereja, apesar de serem um pouco maiores, também não ocupam tanto espaço", recomenda Josiane.
As árvores de frutas e frutos que a gestora ambiental mais indica, porque podem ser mantidas em um espaço pequeno, são as de jabuticaba, acerola e pitanga. "As árvores precisam de mais espaço, por isso o vaso neste caso deve ter no mínimo 60 por 60 centímetros. A altura não é um problema, pois se mantém com a poda regular", sugere.


Preparação
Para plantar hortaliças, é ideal o uso de terra fofa e bem oxigenada, segundo a gestora ambiental: "A primeira medida é preparar esse solo com muita matéria orgânica. Plantar em substrato universal orgânico, indicado para todos os tipos de planta, é legal. Também pode ser usado um pouco de húmus no substrato. Se o cultivo for feito em vasos grandes, como no caso das árvores, é indicado fazer uma drenagem com argila expandida ou com uma manta de drenagem", explica Josiane. Todos os produtos citados pela gestora são facilmente encontrados no comércio. As árvores seguem as mesmas regras, só precisam de mais espaço.
Algumas plantas exigem cuidados especiais e, por isso, não podem ser plantadas juntas umas com as outras. "O manjericão e a hortelã têm que ser plantados em vasos separados, pois são plantas invasoras. Esse tipo de planta é egoísta e não pode ficar no mesmo espaço que outra, ou ela mata ou ela morre", diz. Já o alecrim, de acordo com ela, é para ser plantado em outro tipo de terra: "Diferentemente das hortaliças, ele não gosta de terra fofa, pois é uma planta rústica".
Manutenção
Regar, adubar, manter ou não no sol... Há alguns cuidados na manutenção da horta, mas o resultado compensa o pouco trabalho dessas etapas!
Segundo Josiane, é preciso que a horta seja regada diariamente e a adubação seja feita a cada 15 dias. Antes da adubação é sempre preciso regar. "Com a planta hidratada ela consegue absorver melhor os nutrientes", acrescenta. Para as plantas que serão consumidas, é necessário que o adubo seja feito com produtos líquidos universais e atóxicos. A gestora ambiental explica: "Esse adubo deve ser do tipo completo, que contém pelo menos 13 nutrientes. O adubo não será aplicado diretamente na terra. Após agitá-lo, é preciso pulverizar em todas as folhas até elas ficarem úmidas, nunca encharcadas. O mesmo se aplica às árvores, já que elas serão mantidas em vasos e não vão crescer muito, assim dá para molhar todas as folhas".
Quanto à iluminação natural para as plantas o ideal, de acordo com ela, é a escolha de um local com boa luminosidade. A exposição ao sol deve acontecer de preferência no início da manhã ou no final da tarde. "Em horários de temperaturas altas as plantas estão se protegendo, então não devemos regar, podar, nem mexer. As hortaliças devem ficar expostas ao sol por pelo menos três horas. Para quem não tem locais ao alcance do sol, deve procurar espaços perto de janelas e portas de vidro. As regras são as mesmas para as árvores, mas não há um máximo de exposição ao sol a nenhuma dessas plantas", esclarece.
Para o combate de insetos e pragas, inseticidas naturais e orgânicos são boas opções - já que protegem as plantas e não é empecilho para o consumo delas -, e podem ser aplicados apenas uma vez por mês. "As pessoas não devem usar nenhum tipo de inseticida químico, pois os animais, crianças e adultos ainda vão consumir os produtos da horta", lembra. Caso a planta seja infestada de insetos ou pragas, o uso de inseticida deve ser feito semanalmente até as pragas acabarem. "Quando a quantidade de pragas nas folhas for grande, também ajuda passar o lado mais macio de uma esponja nas folhas para ajudar a retirar o excesso", recomenda Josiane.
Quem manter uma horta em casa também pode viajar, já que há ferramentas automáticas para regar as plantas. "Se a pessoa não tiver alguém para poder cuidar das plantas, é só colocar um gotejador, um instrumento fácil de encontrar no mercado. Existem gotejadores de todos os tamanhos é a pessoa o regula a partir do tempo que ela vai ficar fora de casa", ensina.


Colheita
"Cuidando das plantas a partir de todas as dicas acima, elas vão se desenvolver de forma saudável e dar frutos", garante Josiane. Apesar do bom resultado, é preciso ter atenção na hora de colher, pois há técnicas corretas para isso. "A primeira medida é nunca colher as frutas com a mão, pois quando isso acontece a pessoa acaba rasgando as plantas, que vão demorar mais para se regenerar e rebrotar. O ideal é tirar a fruta com uma tesoura e cortar o ramo sempre na diagonal", explica. O mesmo se aplica às hortaliças - como salsinha e manjericão: "A pessoa deve sempre prestar atenção em cortar logo acima das ramificações de folhas novas. Outra dica importante é sempre colher de fora para dentro. O manjericão apresenta certas especificidades, pois é uma hortaliça que dá muitas flores e, como a planta gasta muita energia para essa floração, as folhas começam a nascer pequenas. A pessoa pode retirar as flores do manjericão ou o excesso delas com uma tesoura".
Pronto! Seguindo as dicas, sua horta estará bem cuidada e com resultados saborosos e saudáveis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário